A flacidez faz com que os sulcos e as rugas fiquem mais evidentes dando à pele um aspecto envelhecido. O colágeno é a principal proteína que dá estrutura e firmeza à pele e quando este encontra-se diminuído, o resultado é uma pele flácida, enrugada e inelástica. Por isso, para combater a flacidez da pele de qualquer parte do corpo é essencial atuar sobre as fibras de colágeno existentes e formar novas fibras.
Atualmente, os bioestimuladores de colágeno têm sido uma das melhores opções para manter a pele com mais firmeza, textura e brilho na medida certa. Eles estimulam a produção do colágeno e promovem um efeito rejuvenescedor, com resultado natural e progressivo. Os mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona, mais conhecidos pelos nomes comerciais: Radiesse ®, Sculptra ® e Ellansé, respectivamente.
Os bioestimuladores provocam uma leve reação inflamatória na derme, fazendo com que os nossos fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno) se ativem e produzam novas fibras que darão sustentação à pele. O produto é distribuído em alguns pontos da face com uma micro cânula bem fina para minimizar a probabilidade de equimoses (hematomas) e edemas (inchaços). Geralmente, são necessárias três sessões com intervalos mensais.
O estímulo do colágeno acontece por até 18 meses após a aplicação, mas o resultado não é igual para todos. Depende da capacidade individual de produzir colágeno, que pode ser influenciada pela idade, tipo de pele e estilo de vida, que inclui tabagismo, exposição solar intensa e atividade física de alta performance.
Esses tratamentos, em geral, podem ser feitos para melhora da flacidez do rosto e corpo como: pescoço, colo, interno de braço, joelhos, abdômen, trata celulite e flacidez das coxas e glúteos. Nas mãos, também trata a perda de volume disfarçando os tendões aparentes. A utilização de tecnologias como radiofreqüência, lasers e ultrassom microfocado também têm bons resultados contra a flacidez e podem otimizar o tratamento realizado com os bioestimuladores.