A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exacerbações, ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais freqüente em mulheres, porém atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave.
É uma doença que afeta a pele principalmente da região centrofacial. Caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que começa a ficar eritematosa (vermelha) facilmente e se irrita com ácidos e produtos dermatológicos, em geral. Podem aparecer telangiectasias no rosto (vasos finos), lesões semelhantes à acne, nodulações no nariz e acometimento ocular.
Sua origem é desconhecida, porém alguns fatores podem estar associados ao seu aparecimento como: predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes, ingestão de alimentos muito quentes, condimentados e apimentados.
O médico dermatologista avalia o grau, a fase e a pessoa como um todo para indicar o melhor tratamento. Muito importante a consulta e o acompanhamento também do oftalmologista. As opções terapêuticas são várias podendo ser: tópico, sistêmico, luz intensa pulsada, laser, peeling e dermoabrasão.