Pintas ou nevos melanocíticos são lesões planas ou elevadas, cuja coloração pode variar da cor da pele ao negro. A grande maioria dos nevos é benigna, porém alguns podem se transformar em câncer de pele. Portanto, é importante sempre examinar as pintas que aparecem pelo corpo.
As pintas que forem “suspeitas”, ou seja, que têm potencial de ser um câncer de pele, devem ser removidas com uma pequena cirurgia realizada em consultório. Primeiramente, é feita uma anestesia local e então, com um bisturi, o dermatologista retira a pinta e envia para exame anatomopatológico. Em geral, permanece uma minúscula cicatriz no local.
Em relação aos cistos, existem diferentes tipos, porém o mais freqüente é o epidérmico. Trata-se de um nódulo benigno que pode surgir em qualquer área do corpo, porém é mais comum na face, pescoço e tronco, que são regiões com maior acúmulo de glândulas sebáceas.
O cisto só será eliminado através de um procedimento cirúrgico onde será feita uma incisão e a retirada do material deve incluir a cápsula, que é como uma capa que recobre a lesão. Costuma ser um procedimento simples, dependendo do tamanho e da localização do mesmo. É feito através de anestesia local, incisão e remoção completa do conteúdo.