Os avanços da tecnologia têm trazido muitas opções interessantes para a dermatologia. Um método relativamente recente no mercado, que tem feito bastante sucesso ultimamente, é o MMP® (Microinfusão de Medicamentos na Pele). O tratamento com MMP® é eficaz em várias condições da pele e do couro cabeludo, sobretudo nos diferentes tipos de queda de cabelo, como a alopécia androgenética ou calvície.
Trata-se de um método capaz de inserir medicamentos ativos diretamente no local em que é necessária essa aplicação. Tudo isso de maneira menos dolorida e mais eficiente. É utilizada uma máquina com microagulhas na extremidade e através dela controlamos tanto a velocidade quanto a profundidade de penetração, tornando a absorção mais rápida, uniforme e precisa. As agulhas são imersas nos medicamentos estéreis, que são infiltrados no couro cabeludo e na pele, oferecendo uma ação muito mais eficaz. Essa é uma técnica descomplicada, feita em consultório. O sangramento é bem superficial, quase inexistente. Na pele podemos fazer tanto para rejuvenescimento e fechamento de poros quanto para melasma, estrias e cicatrizes. Atualmente, estudos estão sendo desenvolvidos para tratamento de doenças dermatológicas cutâneas como a psoríase.
A maior indicação do MMP® hoje é nas alopecias (queda de cabelo). Podemos tratar desde eflúvio telógeno (queda acentuada dos fios) até mesmo alopécia androgenética (calvície) e a alopécia areata. Em cada situação escolhemos as medicações adequadas para infiltrar, a mescla de medicamentos é definida pelo especialista, e varia de acordo com as necessidades do paciente.Vitaminas, fatores de crescimento e bloqueadores enzimáticos podem ser usados em conjunto ou isoladamente, a fim de obter os melhores resultados em cada caso, a depender do diagnóstico correto da causa de queda de cabelo. Como as medicações são infundidas bem superficialmente, ficam restritas ao local em que deverão agir. Dessa maneira, o uso de medicamentos sistêmicos é cada vez menos necessário, minimizando possíveis efeitos colaterais. Os ativos agem diretamente no alvo, logo conseguimos resultados mais rápidos e eficientes com essa técnica.
O tratamento com MMP® para calvície é considerado uma tendência na dermatologia atual, embasado por diversos estudos científicos, entretanto, quanto antes for diagnosticada a alopécia, maiores as chances de estabilizar o quadro e retardar a perda de cabelo.