Os cabelos apresentam diferentes características de acordo com o grupo étnico ao qual a pessoa pertence e da genética de cada um. As variações raciais e individuais irão determinar o padrão de crescimento e também a forma e a textura dos mesmos.
A cutícula dos fios é a parte que sofre mais agressões. As maiores queixas são: pontas-duplas, cabelos porosos, difíceis de pentear, quebradiços e eriçados. Quando os fios estão saudáveis, conseguem preservar as moléculas de água e proteínas seladoras em seu interior, fazendo com que os fios fiquem maleáveis, hidratados e com brilho. Nos cabelos danificados as cutículas permanecem abertas, isso faz com que o fio perca umidade, brilho e resistência.
A higiene dos cabelos é essencial para mantê-los saudáveis. Usar produtos adequados ao tipo de cabelo que não causem alergias e ressecamentos é fundamental. A higiene capilar não possui uma regra, depende do tipo de cabelo do paciente e da região na qual ele mora. Isso porque existem fatores individuais e ambientais que influenciam na oleosidade e ressecamento dos fios.
Assim como a pele, os cabelos também precisam ser protegidos dos raios solares. Os raios ultravioletas destroem a queratina da cutícula deixando os fios vulneráveis. Sempre que for se expor ao sol o ideal é que se utilize produtos que contenham filtro solar, hidratar os cabelos e utilizar chapéus com a aba larga.